Eddie Peugeot, o seu macacão vermelho da equipe de família e seu capacete. Sua última corrida foi o Grande Prêmio do Brasil da Fórmula Peugeot em 2014. (Arte: Eu, Ivens Cruz Cardoso)
Em janeiro de 1997, Eddie Peugeot
viajava de Maués para a sua terra natal em Portugal com o intuito de testar um
novo carro da Scuderia Família Peugeot ao pedido do seu tio, Antônio
"Tony" Peugeot. O que o Eddie sabia fazia há tempo: ele era herdeiro
da família Peugeot deixado pelo seu pai, João Peugeot e escolhido para ser o
futuro campeão e que traria as esperanças de um novo sucesso para a equipe
comandada pela família e seus parentes.
Seria
um recomeço na vida do Eddie, porque recentemente teve sua reputação manchada
na festa de formatura do terceiro ano do segundo grau (ensino médio) quando
revelaram o seu ateísmo e decidiu fugir da festa, deixando a sua então namorada
sozinha. Com o medo de ser linchado pela população, Eddie sumiu e viajou junto
com a sua mãe, porém seu irmão Frederico "Freddy" ficou e teve
coragem de manter seus estudos na cidade.
Aos
17 anos, Eddie ganhou oportunidade de disputar a Fórmula Peugeot* sendo primeiro
piloto da equipe e tendo como o companheiro o Emerson Peugeot (que praticamente
era um parente). Sua primeira corrida foi o Grande Prêmio da Austrália em
Adelaide, e justamente surpreendeu a todos ao vencer aquela corrida.
Durante a sua carreira, Eddie teve
muito sucesso dentro das pistas e polêmicas fora das pistas, como
desentendimentos do companheiro Emerson Peugeot (seria substituído em 2000
quando o piloto foi desclassificado e banido da categoria após o acidente proposital
na etapa do Canadá), rivalidade forte com Augusto Mori-Neiva da Scuderia
Marmito (que é a equipe arqui-inimiga da Scuderia Família Peugeot) e pressão da
imprensa ao ser questionado sobre o seu futuro. Certas ocasiões, Eddie teve
baques tristes na vida pessoal: a morte da mãe Maria Neiva Peugeot em
2002, a perda do tio Humbertyo Peugeot em 2003 e o assassinato do primo Donaldo
Peugeot em 2010.
O sucesso do Eddie culminou em oito
títulos de campeão da categoria por duas formas consecutivas: cinco primeiros
de 1997 até 2001, e mais três últimos de 2012 até 2014. Em 2005 até 2008, Eddie
Peugeot surpreendeu na tentativa de retomada de reconquistar os títulos da
Fórmula Peugeot no início, porém, no final, acabou tendo problemas e culminou
em quatro títulos de vice-campeão, perdendo as três primeiras chances para o
Naruto Uzumaki e a última, que terminaria em terceiro lugar, acabou recebendo o
segundo lugar que era de Rafael Augusto Mori-Neiva (foi desclassificado por atitude
antidesportiva).
Sua última temporada de piloto foi
em 2014, quando este ano mais uma vez consagrou Eddie Peugeot como o maior
campeão da história da categoria, criada pelo seu pai e seu tio, e ganhou a
honraria de receber o Troféu das Rodas Douradas. Se tornou embaixador da
categoria representando o Brasil e a cidade de Maués*, eternamente considerada
a casa da Fórmula Peugeot (sediou a primeira corrida em 1974).
Desde 2003, teve como companheiro
de equipe o seu irmão Frederico “Freddy” Peugeot e após a sua aposentadoria,
ele teve o peso de continuar com a hegemonia dos irmãos Peugeot. Ganhou dois
títulos seguidos (2015 e 2016). Juntos, os irmãos somam dez títulos conquistados na categoria, um dobro dos títulos conquistados pelo pai.
(*) Fórmula Peugeot é uma paródia
da Fórmula 1 com a participação de personagens de outras
séries/desenhos/animes/filmes (chamados de crossovers). O Grande Prêmio do
Brasil em Maués é um evento fictício.
Esta foi mais uma história e arte
meu sobre o meu personagem original, Eddie Peugeot.
Até a próxima! 😉
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