terça-feira, 4 de julho de 2017

GTA IV e a vontade de jogar para PC


Há algum tempo, nascia aquela que seria a nova geração de consoles daquela época, sucedendo a tão sucedida geração PS2/Xbox/GameCube: a geração PS3/360/Wii. No dia 22 de novembro de 2005, a toda poderosa Microsoft lançava para o mercado o Xbox 360, o primeiro dessa geração. No ano seguinte, a também toda poderosa Sony lançou para o mercado o PlayStation 3, depois a Nintendo lançou o Wii, todos trazendo mega inovações para os videogames.

O PS3, Xbox 360 e Wii traziam as novidades de melhores gráficos para jogos, melhores capacidades de armazenamento (aposentou de vez o Memory Card para consoles, agora é pendrive ou HD externo), liberdade total de controle (os controles sem fio e captura de movimentos corporais, o Wii foi pioneiro neste último, depois veio Xbox Kinect e PlayStation Move), um forte serviço online (PSN, Xbox Live e WiiWare) e muitas coisas que me deixou muito fascinado e com vontade de comprar um desses.

Era 2005 quando eu ganhei mais um videogame, depois de tantos piratões de Nintendo 64 e PlayStation 1 que servia apenas rodar jogos de Nintendinho (PolyStation que o diga!) e de bom tempo de Sega Saturn e Genesis/Mega Drive (meu primeiro, se não me engano, videogame), que era um PlayStation 2, queria ainda mais ter um desses. PlayStation 3 era o meu desejo, mas desejava também é um jogo para PC.

Em 2007, ganhei minha primeira internet, e via no Baixaki alguns demos de jogos que eu jogava no PS2 e desejados para PC como Need For Speed Most Wanted, Need for Speed Underground 2, Need For Speed Carbon, Half-Life 2, Counter-Strike, etc.

Ah e se eu tivesse um desses... (agora eu tenho conta Steam, tenho Counter-Strike, sequências do Half-Life 2...)

Em 2008, a vontade de ter um dos dois consoles (PS3 e Xbox 360) era tão grande por causa do GTA IV, lançado em 28 de Abril de 2008. Porém, lançaram a versão para PC em dezembro daquele ano.

Esses gráficos eram extremamente fantásticos!

Anos depois, consegui comprar o GTA IV para PC num camelô de Manaus e estava com vontade de jogar, quando retornei para Maués. Infelizmente, mesmo pegando na introdução, veio um problema: estava pesado demais. Bateu um desespero porque inicialmente a justificativa era de que o computador estava cheio (e estava recém formatado na ocasião).

Antes mesmo de estudar curso de Informática no IFAM (estou no segundo ano, neste tempo do post), descobri que o PC tinha requisitos inferiores para rodar o jogo. Era:
  • Processador obsoleto.
  • Memória RAM fraca. (1GB de memória era bom, mas era menos naquela época)
  • E especialmente, sem placa de vídeo. Este foi o mais gritante.

Recentemente, não este ano, acabei ganhando uma placa de vídeo Nvidia GeForce 8400GS de 1GB de memória, e a vontade de testar o GTA IV era grande, que aqueles mesmos três discos de instalação que comprei anos atrás em Manaus estavam riscados e, mesmo limpando, limpando, dava erro durante a instalação.

Bonitinho essa placa de vídeo, né?

Então, como eu ganhei um GTA 5 para PC de um colega meu no ano passado, resolvi testar esse jogo. O resultado?

Pesado, mesmo rodando a introdução (a missão Prólogo), o jogo dava BSOD (tela de azul da morte) porque exigia muito processamento e memória RAM logo na cena do Michael com o terapeuta na introdução (pós-missão Prólogo) e dava erro na hora em que carregava o pause menu.

Recentemente, consegui baixar o GTA IV para PC e testei o jogo.

O resultado?

Lento, mas pegava e melhorava de vez em quando (precisava diminuir a qualidade de texturas). Até agora, o progresso ainda está no início do jogo.

Epílogo da história sobre os consoles: comprei no início deste ano o Xbox 360 com Forza Horizon 2, depois comprei Midnight Club Los Angeles, FIFA 12, Madden NFL 15 e EA Sports MMA e baixei dois demos do FIFA 17 e PES 2017. O GTA IV não consegui comprar e o GTA V deixei apenas para o console da atual geração (geração PS4/ONE) que irei comprar em breve.

Essa foi a minha história de hoje, inaugurando uma categoria que não citei no primeiro post, o “Minhas Histórias”, espero que tenham gostado muito.


Até a próxima! ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário